
As Residências de Autonomização e Inclusão destinam-se a pessoas com deficiência mental de idade igual ou superior a 18 anos que, mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma. Esta resposta social presta alojamento, apoio nas atividades domésticas, alimentação com padrões nutricionais adequados e adaptados a necessidades específicas, administração de medicação, apoio na saúde, higiene e cuidados pessoais, apoio no desempenho de competências necessárias e acesso a recursos para tomar parte ativa na residência e na comunidade.
A intervenção junto dos/as utentes, perspetiva o desenvolvimento do seu projeto de vida tendo por base as suas necessidades, potenciais e expectativas, de modo a se alcançar alguns objetivos como a igualdade de direitos, oportunidades de autodeterminação, participação social, desenvolvimento de competências pessoais, sociais , escolares e profissionais, bem estar fisico e emocional, autonomia e qualidade de vida.
Desde 2014 que a Associação dispõe de duas Residências de Autonomização e Inclusão, com capacidade para acolher cinco utentes cada. Cada residência apresenta uma cozinha, sala de estar, 3 quartos (2 duplos e 1 simples), 2 quartos de banho, zona de lavandaria e uma arrecadação. Os edificios estão projetados para que os/as residentes se sintam em casa e que lhes permita usufruir de todos os espaços e modo a que consigam desenvolver as suas atividades diárias sem impedimentos. A sala de estar é um espaço onde todos podem conviver e aproveitar para momentos de lazer como ver televisão, conversar, fazer jogos, ouvir música, entre outros. Os quartos são as áreas privadas de cada utente e o seu espaço é ornamentado de acordo com as preferências individuais, seguindo, as regras e orientações em vigor. Os/as residentes, mediante necessidade de apoio, têm oportunidade de organizar e higienizar o seu espaço pessoal e espaços comuns, bem como, a utilização da cozinha para preparação e usufruto de iguarias e refeições. Estando esta resposta integrada numa associação com outras respostas sociais transversais a todos/as utentes, permite que possam beneficiar de um apoio mais completo potenciando os suas capacidades, bem estar e qualidade de vida.