A resposta social das duas Residências Autónomas tem, cada uma, capacidade para acolher 5 utentes e prioriza situações de enquadramentos familiares disfuncionais, situações de carência social e/ou económica, envelhecimento dos cuidadores e de outros familiares diretos, situações de grande dependência, abandono por parte dos familiares/cuidadores ou ausência dos mesmos, situações sócio habitacionais precárias, promovendo sempre a solidariedade e a igualdade dos cidadãos. Pretende-se assim, promover a interação familiar dos cidadãos portadores de deficiência, através da integração e socialização dos clientes na comunidade por via da educação artística, do desenvolvimento de motricidade, de emprego apoiado

e inclusão em meios profissionalizantes, sendo sempre privilegiada a transversalidade como estratégia de integração:

  • Efetuar protocolos de estágios com algumas entidades;
  • Inclusão Social;
  • Lavagem de roupa e secagem;
  • Higiene pessoal;
  • Alimentação;
  • Limpar a residência;
  • Fazer as camas, etc, sendo sempre orientados e apoiados por uma equipa técnica.

 Ao habitarem e viverem nas residências, podemos constatar a felicidade que os utentes têm ao poder ter uma dita casa para eles.

Cada residência engloba cozinha, uma sala de estar, 3 quartos (2 duplos e 1 simples), 2 quartos de banho e uma arrecadação/ casa das máquinas.

A zona de estacionamento em frente ao edifício é destinada a pessoas com mobilidade condicionada, ficando os lugares de estacionamento dos colaboradores, cargas e descargas, no parque a poente, junto da porta de serviço existente ao pé da lavandaria/ tratamento de roupas.

Desde agosto que estão em funcionamento as residências autónomas e o relato dos utentes é deveras agradável:

Dizem que estão em casa e que não trocavam este espaço por nada deste mundo;

Gostam de estar uns com os outros, apesar de terem as suas divergências, mas, a seguir, conseguem ficar amigas e amigos outra vez;

Gostam de estar nas residências, porque também têm a visita dos seus namorados um dia por semana;

Gostam da comida confecionada pela cozinheira;

Gostam de arrumar a casa, fazer a cama, deixar tudo limpo.

Accessibility
pt_PTPortuguês